sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ansiedade da separação. Quem nunca?


Você já ouviu falar sobre a angústia ou ansiedade da separação? Ela é uma etapa normal ( e bastante comum) no desenvolvimento emocional infantil que acontece por volta dos 7 a 9 meses. O bebê passa a se dar conta de que ele é um indivíduo separado da mãe e essa descoberta  pode trazer muito medo e angústia pra criança. Resultado? Ele pode passar a estranhar e chorar muito na ausência da mãe, que é sua base segura, aquela que traz o sentimento de segurança e alívio para as ansiedades infantis. É natural que um bebê indefeso fique chateado por ter sido separado da pessoa que protege e cuida dele. Falando assim parece fácil né? Mas só que tem um filho que sentiu intensamente essa angústia sabe o quanto pode ser complicado enfrentar essa fase.


O Gael, meu mais velho, é tão sociável e expansivo que nem sentiu essa ansiedade. Pelo menos não que eu me lembre. Com ele eu tinha que tomar cuidado pra alguém não levá-lo embora no primeiro sorriso. Já o Otto, chicletinho e 9 meses recém completados, tem dado sinais de angústia há algum tempo. Antes era durante o dia, ninguém podia pegá-lo no colo, além de mim, do pai e de sua cuidadora. Nem as vovós escapavam da gritaria. Essa fase já melhorou. Agora o problema é  à noite. Ninguém, além de mim, consegue colocá-lo pra dormir ou confortá-lo no meio da noite. Ou melhor, até consegue, mas depois de muiiiiito choro.  

Não está sendo fácil ( diria nossa amiga Kátia Cega)... E embora eu tenha consciência de que é só uma fase, meus dias ( e noites) estão tensos, meu emocional abalado e meu humor ( que humor?????) afetado. A sensação de que NINGUÉM pode te ajudar ou substituir ( momentaneamente que seja) é um tanto quanto sufocante. Tenho lido muito sobre o tema e ler relatos de mães que já venceram essa etapa traz conforto e esperança. E enquanto meu dia de escrever esse relato não chega, vou repetindo o mantra das mães: “ vai passar, vai passar”.


*licença poética : a foto é do meu mais velho, mas a situação relatada é do meu mais
novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário