terça-feira, 12 de maio de 2015

Existe achocolatado saudável?


Desde a adolescência me preocupei em ter uma alimentação saudável. Quando engravidei isso ficou mais latente e de uns anos para cá virou prioridade total na minha vida e, consequentemente, na dos meus filhos.  Pesquiso, leio, consulto e me informo bastante. Tanto que hoje já não faço com o caçula várias coisas que fiz com meu mais velho.

Quando Gael completou três anos caí na bobeira ( e na pressão social) de colocar achocolatado no leite dele. Ele já amava o leitinho puro, não tinha a menor necessidade, mas acabei cedendo ( mea culpa mea máxima culpa) e claro que ele amou. Quem não gosta? Até hoje, aos seis anos, ele toma bastante leite e sempre com chocolate. Um tempo atrás eu olhei no rótulo do Nescau e quase caí para trás. Tem muiiiito mais açúcar do que chocolate ( cacau), se eu não me engano 80% do produto é açúcar! Deveriam mudar o nome de achocolatado em pó, para açucarado né? Pesquisei todas as marcas e encontrei praticamente o mesmo resultado. Então passei a procurar um "achocolatado com menos açúcar" e adivinhem? Não encontrei ( tirando as opções diet e light, que não servem para criança).

Foi então que descobri o cacau puro em pó, (uso o da Mãe Terra e amo) entretanto o gosto é amargo e mesmo adoçando com mel ou açúcar demerara, fica bem diferente do tradicional chocolate e meu filho detestou. Quebrei a cabeça por dias e resolvi fazer um teste, misturei um pouco de cacau ao nescau e ele nem notou. Pouco a pouco fui aumentando a dose do cacau e hoje estamos quase 50% cacau/ 50% nescau.  Resultado: meu filho continuou a se deliciar com seu leitinho e eu me sinto muito mais tranquila em saber que agora sim ele ingere  cacau e não só açúcar. Todo mundo feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário