segunda-feira, 27 de julho de 2015

Trocando o R pelo L

O Gael, hoje com seis anos, sempre falou estilo Cebolinha. Além disso, puxava o s, como se fosse carioca. Confesso que achava a coisa mais fofa desse mundo e demorei a pensar que pudesse haver algo errado nisso. Entretanto, quando ele fez 4 anos, conversei com uma amiga fonoaudióloga que me disse o seguinte: isso é normal até a criança fazer 5/6  anos. Caso até lá ele não passe a falar corretamente, é importante procurar ajuda profissional antes da alfabetização, para que isso não atrapalhe o processo.  Fiquei tranquila, esperando que naturalmente ele passasse a falar o R.

O fato é que quando Gael tinha 5 anos e meio, ele continuava falando Homem-Alanha e a alfabetização na escola estava prestes a começar. Era a hora de buscarmos ajuda! Me indicaram uma fono e lá fomos nós. Depois de algumas sessões comecei a achar esquisito o fato dela praticamente não mandar exercícios pra casa. Os meses foram passando e a única mudança que houve é que, quando chamado atenção, ele corrigia o R como se fosse um gringo falando português. Resolvemos então procurar outra profissional e... Quanta diferença! Desde a primeira sessão notei grande evolução. Ele trazia exercícios para casa, que trabalhavam a postura da língua e dos lábios, e os fazíamos juntos, duas a três vezes todos os dias. Foi beeeeeeeeem trabalhoso, exigiu esforço e dedicação. Mas me deu tanto orgulho! Muitas vezes meu pequeno mesmo me lembrava: “mamãe ainda não fizemos os exercícios”.

Enfim, depois de 7 meses de terapia correta e com uma profissional capacitada, meu grande amor está com a fala perfeita. E morrendo de orgulho de si mesmo pelo feito. Dá gosto de ver e o peito enche com uma alegria que só mães entendem, quando suas crias superam algum obstáculo.


Parabéns Gael! A mamãe morre de orgulho de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário