terça-feira, 14 de abril de 2015

Você já leu para o seu filho hoje?

Você tem o hábito de ler para o seu filho? Se não tem, esse post vai te dar alguns motivos para começar com essa rotina hoje mesmo! Pesquisas mostram que a criança que tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com a ajuda dos pais, é beneficiada em diversos sentidos, entre eles maior facilidade de comunicação e aprendizado. Ou seja, quem é acostumado à leitura desde bebê  se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Em outras palavras, o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero, eu sei, mas não é. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil  afirma que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda. A leitura estimula a imaginação, aguça a curiosidade, aumenta o vocabulário  e ajuda no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita quanto oral. Além disso, quanto mais cedo se começa ler maiores são as chances de se tornar um leitor assíduo!
Se nada disso ainda te convenceu, então vou usar o último ( e melhor) argumento: é uma ótima e imperdível oportunidade de  passar tempo de qualidade com seu filho. Sem que ele esteja pulando de um sofá para o outro, fazendo manha ou correndo por aí ( o que aqui em casa é bem frequente). É um dos poucos momentos de quietude que passo com meu mais velho ( 6 anos), é uma delícia ficar abraçadinha com ele ao meu lado, todo concentrado. Volto a ser criança fazendo as entonações das personagens e  me divirto junto com ele.Aqui em casa introduzimos a leitura quando o Gael tinha  pouco mais de um ano e sempre antes de dormir.  Virou parte da rotina e hoje quando vamos para a cama ele já escolhe o livro sozinho. Uma  dica bacana é deixar os livros ao alcance das mãos das crianças, para que elas possam explorá-los sozinhas!Confesso que há dias em que estou morta de cansaço e acabo pulando a leitura  ( prometo no dia seguinte ler duas histórias – e  nem sempre cumpro – me julguem), mas em geral fazemos isso todas as noites e é realmente muito legal. Acho importante que eu também tenha prazer com essa atividade e não faça somente como uma obrigação. Crianças sentem a energia que colocamos nas coisas, então se for pra fazer com má vontade, melhor não fazer e deixar para outro dia!Ainda não comecei com o Otto, que vai fazer oito meses, mas já estou começando a pensar em fazê-lo. Uma ideia legal é colocar o mais velho ( que está sendo alfabetizado) para ler histórias para o caçula. Estou só esperando o Gael  aprender a ler direitinho pra colocar isso em prática. Acho que vai ser emocionante! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário